Santo Google!

6 de abril de 2012

NORTE?! Não baby, sou do NORDESTE!
Fato, quase que 100 porcento das pessoas que conheci, convivi ou mesmo troquei algumas palavras em São Paulo não sabem diferenciar as regiões norte/nordeste. Ou tem uma idéia distorcida sobre a região.
Muitas vezes por falta de estudo, informação ou captação errada de uma informação vinda da mídia.
A primeira coisa que uma pessoa faz quando escuta meu sotaque é perguntar se sou da Bahia. Para muitos o nordeste se resume a Bahia. Quando não sou Bahiana, sou Pernanbucana - As pessoas acabam esquecendo que o nordeste tem o terceiro maior território do país, e sua população chega a ser mesma que a da Itália. Esquecem que temos sete estados, e que nós fomos o berço da colonização, boa ou não, fatos são fatos.

No meio de tantas pessoas e tantas conversas me deparei com algumas frases intrigantes sobre a minha amada região:

CASO 1:

"Ah, você é daquela cidade que está mostrando na novela das seis, né? A dos búfalos?"
- Não, ali é na região norte, no Pará. Sabe a banda Calypso? Também é do Pará.

CASO 2:

"Nossa, você tem 22 anos e já tá fazendo pós? Pensava que no nordeste vocês se formavam mais tarde."
- A educação e os métodos de ensinos são os mesmos, independente da região do Brasil

CASO 3 -

"Só tá faltando a seca em São Paulo já tem tanto nordestino (risos)"
- Eu sou do nordeste, tá faltando também umas praias mais bonitas e um povo mais hospitaleiro aqui pra virar nordeste (risos).

CASO 4 -

" Você é de onde mesmo?"
- De Natal.
" Eu nasci na Paraíba"
- Legal, é meu conterrâneo!
"Nada, graças a Deus sou de São Paulo"

CASO 5 -

"Mari, você já passou fome?
- Graças a Deus não, mas tem muita gente que passa. Como em todo país, existem pessoas tão pobres que chegam a passar fome. Mas deixa eu te falar, no nordeste não é só seca, temos grandes polos de industriais, comércio, empresas, faculdades...Nossas capitais e cidades são desenvolvidas, não nos falta nada, graças a Deus.

Teve até quem imitasse meu sotaque - Todos os dias imitam meu sotaque, impressionante!

" O minha filha, você é da Bahia, é? "
- Não moça, sou de Natal
"Ah, de Pernanbuco!"
- Não moça, Natal fica no Rio Grande do Norte. A capital de Pernanbuco é Recife, eu acho que a senhora andou faltando algumas aulinhas de geografia, hein?

Muitas horas meus caros, só rindo e soltando uma piadinha pra apaziguar.
Sou sempre educada, e tento explicar para essas pessoas o quanto minha região é boa, e tão desenvolvida quanto as outras do nosso país.
Mas algumas dessas situações me incomodam, com toda sinceridade.Levo na esportiva, sempre defendendo minha camisa, mas levo na esportiva. Muitas dessas pessoas não sabem nem o que estão falando, por que então eu vou discutir?

__________________________________________________________________
Preconceito (prefixo pré e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário